Governo de MS realiza 1ª edição da Rede de Gestão Estratégica e reforça integração para resultados mais rápidos e eficientes

Encontro reuniu lideranças e consolida cultura de cooperação entre secretarias; Barbosinha destaca equilíbrio entre metas e realidade administrativa

O Governo de Mato Grosso do Sul promoveu nesta terça-feira (1°), no Bioparque Pantanal em Campo Grande, o 1º Encontro da Rede de Gestão Estratégica, reunindo cerca de 250 servidores, líderes e demais responsáveis por planejamento, monitoramento e avaliação das ações estaduais. A iniciativa faz parte da estratégia de consolidar um governo cada vez mais integrado, ágil e orientado para resultados concretos que impactem a vida da população sul-mato-grossense.

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou do primeiro painel do encontro: “Contrato de Gestão e Estratégia de Governo”, e reforçou, em sua fala, que o Estado não pode se contentar apenas em cumprir o que está previsto no plano de governo, mas precisa superar metas e promover impacto real no desenvolvimento regional.

“Nós precisamos ter clareza de onde queremos chegar e acompanhar cada passo da execução. Nosso objetivo é elevar o nível de resultados entregues à sociedade. Não podemos ser apenas um governo que cumpre contratos de gestão; temos que ser um governo que entrega mais do que foi prometido. Essa é a diferença que faz Mato Grosso do Sul se destacar”, enfatizou Barbosinha.

Já o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), anfitrião do encontro, Thaner Castro Nogueira, explicou que a Rede de Gestão Estratégica foi criada justamente para integrar pessoas, projetos e as metas do Estado. “Nosso foco é aprimorar processos, cortar burocracias e consolidar uma cultura de eficiência. A ideia é muito clara: oferecer uma gestão pública mais eficaz, baseada no engajamento dos servidores e no alinhamento estratégico entre as diversas instituições”, destacou.

Cultura de cooperação

Com o tema “10 Anos do Contrato de Gestão”, o encontro também serviu para promover maior integração entre as equipes das diferentes pastas, alinhando métodos de trabalho e estimulando a cultura de colaboração. Além de painéis técnicos e apresentação de indicadores, houve espaço para discussões sobre as metas do próximo ano e soluções para tornar o governo ainda mais eficiente.

Ainda durante sua participação, Barbosinha deixou uma mensagem aos servidores, destacando a importância de equilibrar metas ambiciosas com a realidade administrativa do dia a dia.

“É natural termos a ansiedade de transformar metas em resultados rápidos, mas não podemos perder o pé da realidade. A máquina pública não pode parar. Precisamos seguir entregando no mundo real, avançando sempre em direção ao ideal. Cada secretaria tem seu papel, mas todas precisam estar conectadas, porque quem faz essa máquina extraordinária girar são vocês, servidores, com toda a experiência que carregam e que precisa chegar até a população”, afirma.

Números expressivos

Em 2024, o governo de Mato Grosso do Sul já garantiu avanços expressivos:

43% das metas prioritárias já estão concluídas ou em execução.

• Mais de R$ 81 bilhões em investimentos privados atraídos pela atual gestão.

• MS lidera rankings nacionais em investimento público e projeta crescimento do PIB de 4,8% em 2025, consolidando o Estado como referência de gestão eficiente.

O evento marcou o início de um novo ciclo de reuniões periódicas da Rede de Gestão Estratégica, que passará a monitorar em tempo real as metas e programas do Governo, garantindo mais transparência, controle e eficiência administrativa.

Anterior
Anterior

Em Dourados, Governo de MS destaca papel estratégico das cooperativas no desenvolvimento econômico do Estado

Próximo
Próximo

Governo de MS anuncia pavimentação de rodovias em Angélica e Nova Andradina