Mato Grosso do Sul confirma novo investimento bilionário no setor de celulose
Governo fortalece parcerias internacionais em fórum empresarial e comemora chegada de nova fábrica em Água Clara
Durante o Fórum Empresarial entre Brasil e Indonésia, realizado no último domingo (17), no Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul consolidou mais um marco no setor de celulose. A Bracell, empresa do grupo indonésio RGE, confirmou o investimento de US$ 4 bilhões para a construção de uma nova fábrica no município de Água Clara. O projeto, que já está em fase de licenciamento ambiental, deve gerar cerca de 10 mil empregos durante a construção e 3 mil na operação.
Com capacidade de produzir 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano, a unidade será construída a 15 quilômetros do perímetro urbano de Água Clara, reforçando a posição do estado como o “Vale da Celulose” do Brasil.
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância das parcerias entre o governo e o setor empresarial na concretização de projetos dessa magnitude.
“Este investimento reforça o papel de Mato Grosso do Sul como líder no mercado de celulose, fruto de um trabalho consistente para criar um ambiente de negócios que atraia grandes investidores. É mais um exemplo do que a articulação entre governo e empresas pode fazer para transformar nossa economia e melhorar a vida de nossa população”, enfatiza.
O governador Eduardo Riedel, presente no evento juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck e o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, celebrou mais este avanço, ressaltando o impacto positivo deste mais projeto para o Estado.
“Este investimento é mais que uma conquista econômica; é uma prova de que Mato Grosso do Sul se posiciona estrategicamente no cenário global. Criamos as condições ideais para que empresas como a Bracell ampliem seus investimentos aqui, gerando empregos, aumentando a renda e fomentando o desenvolvimento sustentável”, afirma Riedel.
Atração de novos negócios
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, apontou que o Estado segue liderando no setor de celulose. “O governador aproveitou o fórum para destacar a infraestrutura de Mato Grosso do Sul, como os incentivos fiscais e o próximo leilão das rodovias da Rota da Celulose, que será realizado em dezembro. Esse ambiente de negócios positivo é o que atrai grandes investidores”, explica o secretário.
A Bracell já possui uma base sólida no estado, com plantações em Água Clara, Santa Rita do Pardo e Bataguassu, além de empregar mais de 2 mil pessoas. Recentemente, a empresa inaugurou um viveiro que gerou mais de 250 empregos femininos na região.
Mato Grosso do Sul: líder nacional em celulose
Com 24% da produção nacional de celulose e a segunda maior área cultivada de eucalipto no país, Mato Grosso do Sul se consolida como referência no setor florestal. O estado já conta com quatro fábricas de celulose em operação, com a quinta (Arauco) em construção e agora a sexta (Bracell) confirmada.
“Este é o resultado de uma visão de longo prazo que combina sustentabilidade, inovação e desenvolvimento econômico. Continuaremos a trabalhar para atrair investimentos e garantir que Mato Grosso do Sul siga como referência em eficiência e responsabilidade ambiental”, pontua Barbosinha.
O fórum também abordou temas globais como segurança alimentar, energética e desenvolvimento sustentável, reforçando o papel de Mato Grosso do Sul como protagonista em questões estratégicas que impactam tanto o Brasil quanto o mundo.
Fotos: Bruno Chaves SECOM/MS