Bombeiros do Amanhã encerra 2024 com formatura e entrega de homenagens
Vice-governador Barbosinha foi padrinho das turmas
O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), participou, na noite de sexta-feira (6), em cerimônia realizada no Clube Indaiá, em Dourados, da formatura da turma de 2024 que encerrou com 70 alunos do projeto ‘Bombeiros do Amanhã’.
“Como é bonito ver, reunidos aqui, os formandos e aqueles que se despedem de um período de formação, isso é amor, e a gente vê isso nos olhos do Subtenente Orides Piveta Junior, coordenador pedagógico desse lindo projeto”, saudou Barbosinha, homenageado como padrinho da turma, ao lado das professoras Alini Nolasco e Daniela Staut, do CEEP (Centro de Ensino Profissionalizante) e do CEEJA (Centro de Ensino de Jovens e Adultos), respectivamente, paraninfas do turno matutino e vespertino do programa do Corpo de Bombeiros.
O projeto já contribuiu com a formação de mais de 380 crianças desde que foi criado, em 2020. Atualmente, conta com o total de 114 crianças e adolescentes, incluindo meninos e meninas, entre 9 e14 anos de idade, e movimenta uma grande estrutura de profissionais e voluntários que se dedicam em prol da evolução das crianças.
O projeto social ‘Bombeiros do Amanhã’ se originou em Campo Grande, em 1993, e no decorrer dos anos foi estendido a outros municípios do Estado, por intermédio do vice-governador, à época secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, que não mediu esforços para que essa expansão fosse concretizada.
Além de Campo Grande e Dourados, onde também estão incluídos os distritos de Vila São Pedro e Vila Vargas, municípios como Ponta Porã, Rio Brilhante, Maracaju, Aquidauana e Ribas do Rio Pardo contam com o projeto.
“Além do envolvimento desses meninos e meninas, o ‘Bombeiros do Amanhã’ ganhou uma dimensão tal que hoje agrega a família inteira, e podemos contemplar o orgulho desses pais, mães, tios, tias, amigos, nessa cerimônia”, destacou o vice-governador.
“Vocês poderão ser o que vocês quiserem, porque quando há determinação, disciplina, a gente se encoraja, e o que eu quero dizer pra vocês é que nunca acreditem quando alguém disser que vocês não vão conseguir, que vocês não podem ser isso ou aquilo, porque vocês aprenderam princípios que podem os conduzir a um futuro certo”, disse Barbosinha.
Em nome da associação de pais criada para dar mais sustentabilidade ao projeto e envolver cada vez mais a família nesse processo evolutivo, o pai de aluno Fabiano Friske destacou o papel dos coordenadores Pivetta e o cabo Dos Santos, instrutor da turma e o incentivo dado pelo tenente coronel Muniz, o comandante do Corpo de Bombeiros em Dourados, um entusiasta desse projeto.
Participantes
Além do vice-governador Barbosinha, a cerimônia de formatura das turmas de 2024 foi prestigiada, ainda, pelo secretário municipal de Educação, Carlos Vinícius Figueiredo, o vereador Juscelino Cabral, o diretor da PED (Penitenciária Estadual de Dourados), Rangel Schveiger, que entregou aos quatro alunos destaques do projeto deste ano bicicletas restauradas com o auxílio de reeducandos do sistema penal; a professora Jane Mendonça, coordenadora do Projeto Teias de Transformação na UFGD, a agente de Trânsito Míriam Regina, coordenadora de Educação da Agetran, Priscila da Silva, coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses); e o vereador eleito Edson Souza, entre outros convidados homenageados durante a noite.