Operação Boas Festas da PM garante virada do ano mais tranquila na região
Os 110 alunos que participam do Curso de Formação de Soldados da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) em Dourados estão nas ruas a partir desta segunda-feira (9) e vão permanecer, em caráter de prevenção para as celebrações de final de ano, até o dia 4 de janeiro de 2025.
A Operação ‘Boas Festas 2024’, lançada na tarde desta segunda-feira, no centro de Dourados, reuniu os comandantes da PM do município e ainda das cidades de Fátima do Sul, Caarapó e Maracaju, além de representantes das demais forças de segurança, como o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), da PMA (Polícia Militar Ambiental) e da Guarda Municipal de Dourados.
O vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) participou do ato, juntamente com o secretário-executivo da Sejusp (Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública), coronel Wagner Ferreira e o presidente e o vice da Aced (a Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Paulo Campione e José Roberto Pinto.
No lançamento da Operação ‘Boas Festas’, o comandante de Policiamento da Grande Dourados, coronel Rodrigo Alex Potrcih, falou sobre esse reforço na segurança, com a distribuição dos alunos pelas cidades de Dourados, Caarapó, Fátima do Sul e Maracaju. “O foco principal é garantir a segurança, prevenir delitos e reduzir os índices de criminalidade nessa época do ano, proporcionando tranquilidade às pessoas”, disse Potrich.
O vice-governador Barbosinha disse que o Estado reconhece o excelente desempenho dos mais de 5.600 militares da ativa e lembrou que só na gestão do governador Eduardo Riedel, desde 2023, já foram formados 1.406 militares, incluindo 1.305 soldados e 101 oficiais.
“Só nesses primeiros dois anos de Governo, investimos mais de R$ 43 milhões em novas viaturas, armamento e equipamentos, concluímos a instalação das Bases da PM em Itahum e Maracaju na nossa região e construímos o Batalhão de Chapadão do Sul. O Estado tem compromisso com a melhor Polícia Militar do Brasil”, garantiu Barbosinha.
O comandante da PM em Dourados e coordenador do curso de formação dos novos soldados, tenente coronel Samuel Castilho Aragão, disse que os alunos serão distribuídos pelos municípios e, em Dourados, o patrulhamento será reforçado por viaturas nos distritos e bairros de maior densidade comercial e o pessoal a pé na área central.